quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Formação de Musicoterapia - 26 e 27 de Fevereiro Agrupamento de Escolas da Mealhada


A formação terá como objectivo principal, dar a conhecer uma série de diferentes recursos da musicoterapia para potenciar, facilitar e enriquecer a comunicação, como gerir conflitos e valorizando a criatividade utilizando uma linguagem não verbal.
A Musicoterapia é uma aplicação científica da arte da música e da dança com finalidade Terapêutica para prevenir e restaurar a saúde tanto física como mental do ser humano, através da acção do Musicoterapeuta. (Anthony, citado por Blasco, 1999).
a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um Musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objectivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
O estímulo sonoro/musical tem a capacidade de poder penetrar no nosso corpo e mente, independentemente das condições, características ou níveis de inteligência. Estimula os sentidos, desperta emoções e vivências, facilitando as respostas fisiológicas e mentais, tornando-se num meio de comunicação e intervenção terapêutica por excelência, privilegiando o meio de comunicação não verbal. O emprego da música nos contextos terapêuticos permite que se abram novas vias de investigação.

Sem comentários:

Enviar um comentário